sábado, 19 de julho de 2008

Centro de Porto Alegre - RS

Rua dos Andradas junto à Praça da Alfândega, fotos de 1925. As duas fotos mostram a mesma rua de dois ângulos opostos. A foto da esq. mostra a vista para leste (o prédio claro à esq. junto à praça é o do Cine Central). A foto da dir., a vista para oeste (em foto tirada de cima do Cine Central). Foi nesse trecho da Rua dos Andradas que se iniciaram as projeções de filmes em 1896 e onde ficava localizada a 1a. sala fixa de cinema, o Recreio Ideal em 1908.










Mercado livre (já demolido) junto ao Mercado público.



clique na foto

www.paulohackmann.zip.net


Rua da Praia hoje andradas - 1900


Ônibus do Sarandi - Porto Alegre - 1961
A imagem mostra a entrega de ônibus no Sarandi, bairro de Porto Alegre, em 1961. Destaca-se a presença do arcebispo D. Vicente Scherer e do prefeito José Loureiro da Silva, além do secretário dos Transportes Nelson lglesias.









Rua da praia, hoje Andradas, 1900



Clique na foto


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Centro - frente pr. Alfandega- cine guarany e imperial

Mercado público - Porto Alegre

Rua Marechal Floriano junto a praça XV

Não consegui localizar o lugar no centro de POA




clique na foto



Segundo o Sr. HASSIN NUNDAH deve ser a Av. Júlio de Castilhos. O letreiro da PROTETORA, segundo ele, ficava na Vig. José Inácio.

POA antiga


Ônibus linha Educandário - Porto Alegre 1960

A imagem mostra Alcides Callegaro ao lado de seu ônibus "Bicampeão", nova carroceria da Elizário comemorando o bicampeonato da Seleção Brasileira em 1962. As linhas da empresa serviam à zona norte da cidade










Voluntários da pátria



Centro de POA - Lojas Guaspary - Av. Borges de Medeiros

Av. Presidente Roosvelt - 1910 e Navegantes

Bonde Navegantes - Porto Alegre 1963
A imagem mostra um bonde da linha Navegantes parado em frente à Escola Normal 1º de Maio, em Porto Alegre, em 1963. O bonde provavelmente é um Brill Birney, adquirido quando da modernização da frota, a partir de 1928



terça-feira, 15 de julho de 2008

Bondes na praça XV

Praça XV em construção







BONDES NA PRAÇA XV




Clique na foto

www.paulohackmann.zip.net

ESTÁDIO OLÍMPICO - 1954




GRÊMIO FOOT-BALL PORTOALEGRENSE



CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR





Fundação

O Grêmio F.B.P.A., na época Grêmio Portoalegrense, foi fundado em 15 de Setembro de 1903.
Num hotel da atual Rua Dr. José Montauri, 33 rapazes reuniram-se e fundaram, então, aquele que seria um dos maiores clubes brasileiros de futebol.









Baixada

O primeiro campo do Grêmio foi a Baixada do Moinhos de Vento, que custou 10 contos de réis. A compra foi negociada pelo dirigente Augusto Koch e sua inauguração foi dia 4 de Agosto de 1904. Situava-se entre as atuais Ruas Mostardeiro e Dona Laura. O Grêmio permaneceu na Baixada até 1954.






CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR




Estádio Olímpico 1953

clique na foto para ampliar




Estádio Olímpico
1954





Estádio dos Eucaliptos não sei o ano.








Largo dos Medeiros
Rua da praia - centro de poa


clique na foto


Rua Duque de Caxias ano de 1913



Clique na foto p/ ampliar

www.paulohackmann.zip.net
Primeiros bondes de Porto Alegre - 1865
O início do transporte por bondes em Porto Alegre deveu-se à iniciativa de Estácio Bittencourt e Emílio Gengebre, que inauguraram o serviço em 1865. Os pequenos veículos de tração animal corriam em trilhos de madeira, e tendiam a descarrilhar quando chovia. O povo apelidou os veículos de "maxambombas".










Bonde na praça XV em Porto Alegre





Clique na foto p/ ampliar

www.paulohackmann.zip.net


PRAÇA XV - BONDES

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bonde na praça XV - 1960 e carris antiga

Companhia de Carris - Porto Alegre - 1975
A Companhia de Carris de Ferro Porto-Alegrense foi fundada em 1872, e, no ano seguinte, iniciou suas atividades com a linha do Menino-Deus. O ponto de partida da linha era na estação central da companhia, conforme mostra a foto de 1875. A bitola era de 1 metro, e os veículos foram adquiridos junto ao fabricante americano John Stephenson & Co. Eram inicialmente 11 carros fechados, nove abertos e um trole de linha.









Clique na foto



Av. Borges de Medeiros -1950

Clique na foto



Av. Borges de Medeiros - 1942 e Mal. Floriano

Bonde na Rua Marechal Floriano - Porto Alegre - 1920
Os bondes elétricos de Porto Alegre tiveram boa acolhida por parte do público. As linhas iniciais foram as do Menino-Deus, Partenon, Glória e Teresópolis. Em 1920, as linhas existentes eram, além das citadas acima, as dos Moinhos de Vento, Navegantes e São João





Rua sete de setembro - 1920

Clique na foto


Rua Voluntários da Pátria - Porto Alegre - 1920
Vemos duas composições de bondes elétricos se cruzando na Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, nos anos 20. Os bondes estão puxando respectivos reboques, que eram na verdade antigos veículos de tração animal convertidos para esta nova função. Os reboques eram chamados de "operários", por conta de sua tarifa mais baixa, mas o povo os apelidou de "caradura".










Rua Mal. Foriano esq. Praça XV



Ônibus Chevrolet "Pavão" - Porto Alegre - 1927

O ônibus da imagem pertencia a Amador dos Santos Fernandes e Manoel Ramirez, e transportava passageiros em Porto Alegre no ano de 1927. Após 1929, Amador fundou a Empresa Amador, e transportou passageiros entre Porto Alegre e São Leopoldo. Essa empresa deu origem à atual Central S.A., de São Leopoldo.











Voluntários da Pátria
Clique na foto


Rua dos Andradas 24/01/1906

Praça XV - Porto Alegre e Borges de Medeiros


Av. Borges de Medeiros - Porto Alegre - 1950
A imagem mostra um bonde da Cia. de Carris Porto Alegrense trafegando pela Av. Borges de Medeiros, em Porto Alegre, em 1950. O veículo fechado é do tipo de dois trucks, e foi adquirido pela administração norte-americana com a finalidade de modernização da frota. Vê-se pela imagem que, nesta época, a concorrência dos ônibus e lotações começava a se intensificar.





domingo, 13 de julho de 2008

Praça Otávio Rocha

Praça Otávio Rocha
Av. Alberto Bins esq. das Lojas Renner
Não sei o ano

Clique na foto
www.paulohackmann.zip.net